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Avaliação da Empresa (valuation)

Somos especializados no segmento de Saúde, isso nos possibilita desenvolver uma avaliação mais precisa devido ao nosso profundo conhecimento do negócio. Conhecemos as oportunidades e ameaças em cada área de uma clínica, podendo assim identificá-las e precificá-las corretamente na avaliação, assim mitigando possíveis riscos.

Serviço de Valuation
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Na avaliação da empresa, as informações do mercado são extremamente importantes, porque mostram o potencial da região. Nesta etapa estaremos levantando da cidade alvo e da macro região: histórico, dados geográficos, dados econômicos, oferta de mão de obras e potenciais clientes (operadoras de saúde, médicos solicitantes e pacientes). Assim poderemos estimar demanda do mercado regional, baseado no volume de vidas dividida pelos serviços / equipamentos por modalidade da região.
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Nesta etapa precisamos entender uma foto completa da empresa. Estaremos analisando: posicionamento de mercado (marca, certificados de qualidade, pesquisas de satisfação), oferta de serviços (unidades de atendimento, modalidades, equipamentos, corpo clínico), credenciamento (operadoras de saúde, clínicas populares, particular, setor público), sistemas (RIS, PACS, Call Center, Qualidade), Modelo de Gestão (planejamento estratégico, reuniões estratégicas, táticas e operacionais, indicadores chaves de sucesso e metas) e Recursos Humanos (estrutura de pessoas, capacitação e treinamento).
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Nesta etapa vamos avaliar o balanço patrimonial, demonstrativo contábil da posição patrimonial de bens, direitos e obrigações da empresa, que vai nos mostrar uma foto da posição patrimonial e financeira da empresa no momento.
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Baseado no planejamento estratégico e nas informações das etapas anteriores, estaremos fazendo as projeções futuras dos seguintes itens: Fluxo de Caixa, Endividamento, Receita, Custos Operacionais, Custos com Pessoal, Insumos e Ocupação, Contratos de Manutenção, Remuneração dos Médicos, Despesas Administrativas, Despesas com Sócios e Impostos.
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Nesta etapa com todas as informações das etapas anteriores, já teremos condições de avaliar a empresa com a metodologia de Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted Cash Flow) baseado no DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) apurado.
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Como resultado da avaliação, também analisamos a atratividade da empresa pela metodologia de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM - Capital Assets Price Model) utilizado para determinar a taxa de retorno teórica apropriada de um determinado ativo.